quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MAABE - METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (II)


Sessão nº5 - REFLEXÂO

O trabalho proposto para esta sessão apontava no sentido de estabelecer relação entre os indicadores, os factores críticos de sucesso e os instrumentos de recolha de evidências e as evidências extraídas dos instrumentos a integrar no Relatório de Auto-Avaliação, tudo isto pensado de olhos postos na realidade que conheço: a minha biblioteca.
“Uma das actividades mais importantes da aplicação do Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares consiste, deste modo, em saber identificar os instrumentos de recolha de evidências adequados e extrair desses instrumentos as informações (evidências) que melhor esclarecem o trabalho e os resultados alcançados pela Biblioteca em relação com este ou aquele indicador ou conjunto de indicadores.” (in Texto da Sessão).
Após a selecção do Subdomínio (do Domínio D) a analisar e trabalhar mais pormenorizadamente, parti para a concretização da tarefa, ainda que sem ter a certeza absoluta de estar no caminho certo.
A verdade á que tentei interpretar o teor do pedido da tarefa e fazer o trabalho a partir da realidade da BE onde exerço funções.
Procedimento idêntico adoptei para a realização da segunda tarefa desta sessão em que apontei duas coisas que considerava que na minha BE se devia deixar de fazer, duas que se deveriam continuar a fazer e duas que deveriam ser implementadas a partir de agora.
Depois do trabalho realizado e do esforço dispendido fica, mais uma vez, a incerteza de ter respondido/correspondido às expectativas previstas para a sessão. Contudo, reconheço o mérito desta formação que me pôs a ler, analisar e reflectir o Modelo e a equacionar a sua aplicação no terreno.
Não obstante esta vantagem, sinto a falta da partilha de ideias, do diálogo e da reflexão conjunta destas temáticas, que seria certamente vantajosa. Além disso, na minha escola não houve ano experimental de aplicação do Modelo de Auto Avaliação e partimos agora num trabalho que, ainda que necessário, se me afigura exigente e de dimensão imensa, requerendo empenho e dedicação absolutos do professor bibliotecário e da equipa da BE.

Sem comentários:

Enviar um comentário