quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MAABE


Reflexão final

Ao terminar esta acção de formação no âmbito do MAABE, faço uma reflexão de carácter mais global, por me parecer importante um olhar retrospectivo sobre todo o processo de realização da formação, as dificuldades encontradas e as mais-valias daí resultantes.
Em jeito de conclusão penso estar em condições de dizer que o resultado final foi positivo e que os objectivos inicialmente foram cumpridos.
As tarefas foram realizadas sequencialmente, dentro dos prazos estipulados, e na sua totalidade.
O Blogue foi criado em tempo oportuno e sequencialmente preenchido. A cada tarefa cumprida foi realizada e postada uma reflexão, como solicitado na primeira sessão.
A leitura dos textos propostos foi realizada sessão após sessão e daí resultaram as reflexões que se traduziram nas diferentes tarefas realizadas.
Em relação ao Modelo de Autoavaliação das Bibliotecas Escolares penso que esta formação teve o grande mérito de nos pôr a trabalhar com ele, a analisá-lo e a conhecê-lo melhor. Trata-se de um documento longo e exigente que urge divulgar na escola. O conhecimento do Modelo é imprescindível para que todos reconheçam a necessidade de se envolverem no trabalho de e com a BE.
É já alguma a experiência que tenho de trabalho na BE. Contudo, quanto mais consciente estou da importância do cargo que desempenho como professora bibliotecária, mais insegura me sinto em relação à minha capacidade de resposta a tantas solicitações e exigências. É grande a aposta que se faz no professor bibliotecário, mas é enorme a responsabilidade que se lhe põe nas mãos. Consciente de que a BE deverá ser o pólo centralizador da actividade da escola, espero ter “engenho e arte” para passar a mensagem e provar com a prática e as evidências que a Biblioteca Escolar não é um “problema” meu, mas um “problema” de toda a escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário