
Reflexão final
Ao terminar esta acção de formação no âmbito do MAABE, faço uma reflexão de carácter mais global, por me parecer importante um olhar retrospectivo sobre todo o processo de realização da formação, as dificuldades encontradas e as mais-valias daí resultantes.
Em jeito de conclusão penso estar em condições de dizer que o resultado final foi positivo e que os objectivos inicialmente foram cumpridos.
As tarefas foram realizadas sequencialmente, dentro dos prazos estipulados, e na sua totalidade.
O Blogue foi criado em tempo oportuno e sequencialmente preenchido. A cada tarefa cumprida foi realizada e postada uma reflexão, como solicitado na primeira sessão.
A leitura dos textos propostos foi realizada sessão após sessão e daí resultaram as reflexões que se traduziram nas diferentes tarefas realizadas.
Em relação ao Modelo de Autoavaliação das Bibliotecas Escolares penso que esta formação teve o grande mérito de nos pôr a trabalhar com ele, a analisá-lo e a conhecê-lo melhor. Trata-se de um documento longo e exigente que urge divulgar na escola. O conhecimento do Modelo é imprescindível para que todos reconheçam a necessidade de se envolverem no trabalho de e com a BE.
É já alguma a experiência que tenho de trabalho na BE. Contudo, quanto mais consciente estou da importância do cargo que desempenho como professora bibliotecária, mais insegura me sinto em relação à minha capacidade de resposta a tantas solicitações e exigências. É grande a aposta que se faz no professor bibliotecário, mas é enorme a responsabilidade que se lhe põe nas mãos. Consciente de que a BE deverá ser o pólo centralizador da actividade da escola, espero ter “engenho e arte” para passar a mensagem e provar com a prática e as evidências que a Biblioteca Escolar não é um “problema” meu, mas um “problema” de toda a escola.