
Sessão nº3 - REFLEXÃO
A biblioteca escolar é hoje um “núcleo de trabalho e aprendizagem ao serviço da escola”, mas vê a sua autonomia e trabalho condicionados por factores de natureza diversa, uns inerentes à sua estrutura interna, outros de natureza externa.
Parece-me determinante que o processo de auto-avaliação da BE se cruze com o processo de avaliação interna e externa das escolas/agrupamentos, pois esta será a forma de unir esforços em torno de uma causa comum – a melhoria do serviço prestado e o impacto no sucesso e nas aprendizagens dos alunos. A biblioteca escolar faculta informação e ferramentas que favorecem o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida e para o sucesso na actual sociedade, baseada na informação e no conhecimento.
Com as actuais exigências e desafios que se colocam na área da Educação, a BE vê reforçado o seu papel e importância no processo de aprendizagem e de construção do conhecimento dos seus utilizadores.
É pois imprescindível que as diferentes estruturas da escola (de direcção e pedagógicas) compreendam este novo conceito de BE e se apercebam do papel e missão que esta desempenha na escola de hoje.
O reconhecimento da importância da biblioteca escolar por parte da Direcção será determinante em todo o processo de uso e apropriação da BE e da sua inclusão em toda uma cultura de escola e no processo de ensino/aprendizagem implementados. Os laços que se estabelecem entre a escola e a sua biblioteca, mais reforçados ou mais fragilizados, podem constituir-se como oportunidades, ou ameaças, ao sucesso de todo o trabalho a desenvolver. Desta forma percebe-se como é importante estreitar relações entre as diferentes estruturas e órgãos da escola, visando o sucesso daqueles que a frequentam.
“A good school library media program not only can help improve standardized test scores, but can be at the heart of a school’s efforts to develop a constructivist approach to teaching and learning” – JOHNSON, Doug
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